Uso clínico dos pessários

Os pessários são usados mais freqüentemente, nos prolapsos uterinos de IIº e IIIº grau bem como no prolapso de cúpula vaginal quando a paciente não pode ou não quer se submeter à cirurgia.
A escolha do pessário depende da patologia a ser tratada. Como a principal indicação dos pessários é o prolapso genital, o pessário de primeira escolha é o "Donut", mas outros modelos poderão ser considerados tais como "Cube", "Inflatoball, " Gelhorn" e o Ring"

Certos casos de incontinência urinária de esforço que, da mesma forma, não podem ou não querem se submeter à cirurgia, podem ser tratados com alguns modelos: "Anel" (Ring), "Anel alargado" e "Anel alargado com suporte".

Como a utilização e escolha de um pessário é por tentativa simples, é aconselhável que o médico tenha disponível no seu consultório, para uso imediato, dois ou três pessários do tipo ""Donut"", de diferentes tamanhos, por exemplo: 2 1/4", 2 1/2", e 2 3/4" respectivamente 57mm, 64mm e 70mm de diâmetro. Outros modelos poderão ser adquiridos quando o tipo "Donut" não resolver o problema da paciente.

Ficar atento aos fato de que, após o exame ginecológico, o médico adquire a idéia inicial do tamanho do pessário a ser usado; se tiver dificuldade em colocá-lo, usar um menor; se após a inserção a paciente perdê-lo ao caminhar no consultório ou em casa, usar um número maior.

Ter em mente de que o "Cube" e o "Inflatoball" poderão solucionar o problema não resolvido pelo "Donut". Tanto um como o outro ("Cube" e "Inflatoball") necessitam ser removidos diariamente o que lhes traz grande desvantagem, visto que o "Donut" pode ser removido uma vez por semana.

O método ideal de esterilização é a autoclave (esterilização a vapor) a 15 lbs. de pressão (250F/121C) por 20 minutos. Soluções de clorofenil poderão ser utilizadas somente para desinfecção e descontaminação. No domicílio, a fervura por 20 minutos, poderá ser usada pela paciente ou uma solução doméstica com ácido acético a 2%: 500 ml de água mineral sem gás adicionadas com duas colheres de sopa de vinagre branco; deixar o pessário durante a noite nessa solução ácida fraca.

Representante